
SINDSERPUMI
Secretaria de Formação e Política Sindical
Orgão (In)formativo da Secretaria de Formação e Política Sindical do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí

CURSO DE LONGA DURAÇÃO -
EAD auto formativa
CURSO INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO E POLÍTICA SINDICAL NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
1. OBJETIVO
A SECRETARIA DE FORMAÇÃO E POLÍTICA SINDICAL DO SINDICADO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ICAPUÍ estará implementando o seu 1º curso de extensão de longa duração em organização e política sindical no serviço público municipal. O curso será semipresencial com maior parte das atividades à distância e encontros periódicos presenciais, um por módulo, que acontecerão de acordo com agenda a ser organizada pela equipe coordenadora e pelos professores integrantes, possivelmente aos sábados. As aulas serão ministradas no Salão da sede do SINDSERPUMI ou em outro espaço escolar cedido no município.
A proposta do Curso ORGANIZAÇÃO E POLÍTICA SINDICAL NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL é fortalecer a organização e a política sindical no âmbito do serviço público municipal com atenção à formação de base de lideranças para garantir aos sindicalizados os fundamentos necessários e complementares para a reflexão e compreensão do processo histórico da luta dos trabalhadores e atuação organizada, comprometida e prática nas lutas sindicais.
2. Objetivos específicos:
-
Oferecer a oportunidade de aprofundar o estudo sobre os fundamentos que definem as relações sociais e de trabalho na sociedade contemporânea;
-
Oferecer qualificação para os que atuam no serviço público municipal, com enfoque na gestão e organização sindical.
-
Desenvolver atividades teórico-práticas de ensino-aprendizagem que capacitem para a atuação política sindical no serviço público municipal.
-
Possibilitar uma formação humanista e crítica, visando à intervenção social.
3. Público-alvo
O Curso INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO E POLÍTICA SINDICAL NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL se destina aos profissionais do serviço público municipal, dirigentes e demais sindicalizados, bem como dirigentes sindicais da região do vale do Jaguaribe, que estejam interessados em ampliar os conhecimentos e reflexões sobre o processo histórico da luta dos trabalhadores, a organização sindical na contemporaneidade, a ação comprometida e política, e a atuação prática nas lutas sindicais.
4. Público-alvo prioritário: dirigentes sindicais, servidores técnicos municipais, educadores, entre outros).
Quantidade de vagas: 30
5. Processo seletivo e critérios de seleção
O processo seletivo consistirá de análise de pré-inscrições junto à secretaria de formação e política sindical, para formação de primeiro grupo com 30 pessoas.
Inscrições processo seletivo: a se definir
Análise das inscrições e formação da turma 01 – a se definir
Matrículas: a se definir
6. Conteúdo Curricular: Unidades Formativas, Disciplinas e Temas
UNIDADE FORMATIVA 1 – CONCEPÇÃO E POLÍTICA SINDICAL
MÓDULOS/DISCIPLINAS
TEMA 1 - Introdução à sociologia
TEMA 2 - Introdução à teoria política
TEMA 3 - Economia política – bases iniciais
TEMA 4 – Introdução à História do movimento sindical
TEMA 5 – Pensamento e transformação – fundamentos filosóficos
UNIDADE FORMATIVA 2 – FORMAÇÃO DE DIRIGENTES SINDICAIS
MÓDULOS/DISCIPLINAS
TEMA 1 – Teoria e prática de comunicação sindical
TEMA 2 – Análise de Conjuntura
TEMA 3 - Concepção, estrutura e Organização Sindical
TEMA 4 - Negociação Coletiva e orçamento público
UNIDADE FORMATIVA 3 - PLANEJAMENTO E GESTÃO SINDICAL
MÓDULOS/DISCIPLINAS
TEMA 1 – Planejamento estratégico situacional
TEMA 2 – Gestão Sindical
TEMA 3 – Planejamento estratégico e ação sindical
TEMA 4 – Sistema democrático de relações do trabalho.
UNIDADE FORMATIVA 4 - TEMAS ATUAIS
MÓDULOS/DISCIPLINAS
TEMA 1 – Trabalho e direitos trabalhistas nos dias atuais
TEMA 2 – Seguridade, previdência e aposentadorias
TEMA 3 – Planos de Carreiras e salários – implantação e sustentabilidade
TEMA 4 – Sindicalismo atual e desafios dos movimentos sociais
TEMA 5 - Neoliberalismo, Estado Mínimo e Serviço Público
7. Metodologia:
Os eixos, seguindo os cadernos instrucionais, serão aplicados nas formas presenciais e não-presencial, por professores dirigentes das entidades sindicais, filiadas à CNTE, CTB e demais entidades estaduais, sobretudo capacitados em nível local ou estadual, dentro das áreas de formação que os eixos apresentam e ligados às secretarias de formação de centrais sindicais organizadas. Comporão também o quadro de formadores dos cursos em questão professores universitários credenciados por entidades sindicais ligados a programas de formação já efetivados por estas instituições.
As atividades presenciais estão previstas para ocorrerem por meio de encontros de formação com carga horária de no mínimo 8 horas, na sede do Sindicato ou em local definido pela coordenação do curso relativo a cada módulo. As atividades semipresenciais obedecerão aos módulos e seus conteúdos específicos, com base no planejamento docente e por meio de instrumentos interativos on-line a serem elaborados via ambiente virtual de aprendizagem ligado à secretaria de formação do sindicato. Dentre estes instrumentos, serão disponibilizados textos de suporte e aprofundamento, vídeos selecionados pelos professores e produzidos pela secretaria de formação para aprofundamento de cada módulo.
O SINDSERPUMI formará a turma com 30 participantes, conforme previsto no roteiro de seleção, podendo abrir vagas para entidades da mesma região que interessem integrar-se ao processo de formação, desde que com comprovantes de filiação.
8. AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
A Secretaria de Formação, juntamente com os professores tutores de cada módulo estabelecerá critérios e instrumentos de avaliação para os módulos e a serem aplicados ao final de cada eixo em vista da certificação dos cursistas.